Psicologia Clínica e Psicoterapia

Áreas de Intervenção

 

Depressão. Tristeza.

Ansiedade. Stress. Cansaço. Burnout.

Ansiedade Social. Fobias. Ataques de Pânico.

Questões Relacionais.

Problemas Emocionais.

Situações de Mudança. Luto. Perda. Trauma.

Baixa Auto-Estima.

A Psicologia Clínica é a área da psicologia que tem como objectivo primordial promover a mudança. Para tal, a intervenção clínica procura apoiar o indivíduo (criança, jovem ou adulto) na criação e desenvolvimento de estratégias e competências que permitam alcançar o bem-estar psicológico, tendo sempre em consideração as capacidades e necessidades características de cada etapa do desenvolvimento.​

A intervenção clínica actua na resolução de problemas relacionados com questões específicas, podendo assumir a forma de aconselhamento parental no caso da psicologia infantil, cujo objectivo primordial é encontrar metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa. Uma intervenção que englobe e adeqúe as práticas parentais é fundamental para alcançar mudanças duradouras.

No caso dos adultos, ao longo do processo, o psicólogo apoia o paciente na exploração das suas emoções e sentimentos bem como das suas crenças e pensamentos. É através desta exploração que o paciente vai estruturando o seu pensamento, compreendendo as suas acções, abordando as suas preocupações e estabelecendo objectivos de mudança.

Deste modo, a psicoterapia é muito útil para a aprendizagem de competências essenciais a diferentes áreas da vida, como é o caso das competências comunicacionais; das competências parentais; das competências de resolução de conflitos e tomada de decisão; de competências promotoras da mudança de hábitos pouco saudáveis ou até competências de gestão de stress e de tempo. A aquisição e desenvolvimento de estratégias específicas em todas estas áreas podem ajudar a que o indivíduo se sinta mais capaz de viver uma vida mais satisfatória e que atinja mais facilmente sentimentos de bem-estar.