Dúvidas

Quando devo ir a um psicólogo?

Deve procurar-se ajuda psicológica quando sentimos que não estamos a ser capazes de gerir os nossos sentimentos, pensamentos e/ou comportamentos de um modo que seja satisfatório, quer pela sua intensidade quer pela sua frequência. Existem também momentos que exigem mudanças que podem ser difíceis de gerir sozinho ou em que sentimos que a ajuda e orientação de alguém imparcial possa ser uma mais-valia.

Quando devo levar o meu filho a um psicólogo?

Deve procurar-se apoio psicológico quando a criança apresenta comportamentos (quer em casa, quer na escola) que estão de alguma forma a interferir no seu dia-a-dia. Este é um leque de comportamentos muito vasto, que pode ir desde dificuldades nas áreas do sono ou alimentação ou dificuldades escolares até a manifestações de ansiedade ou isolamento. Para além do apoio psicológico poder responder a questões específicas como estas, pode ser também uma ferramenta no apoio à parentalidade ou materializar-se numa avaliação de competências específicas, como é o caso da maturidades escolar.

Tudo o que é dito em consulta é confidencial?

Tudo aquilo que disser a um psicólogo numa sessão é estritamente confidencial. O psicólogo está ética e deontologicamente obrigado a manter em rigoroso sigilo tudo aquilo que disser.

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares.
Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.
O processo psicoterapêutico é colaborativo, resultando da parceria entre terapeuta e cliente, e permite resultados empiricamente comprovados em diversas áreas.

Como posso marcar uma consulta?

Pode marcar a sua consulta via telefone, e-mail ou utilizando o formulário disponível aqui.