5 Dicas úteis para este regresso às aulas

1. DORMIR

Deitar cedo – crianças e adultos. Parece básico e do senso comum mas é muito importante que todos possamos dormir as horas necessárias. Acordar mais cedo – por muito que nos custe, é talvez um dos pontos que maior diferença faz, sobretudo numa idade em que as crianças ainda precisam de acompanhamento nas rotinas diárias, Pode custar mas os benefícios valem o esforço.

2. PREPARAR MOCHILAS E AFINS DE VÉSPERA

Deixar tudo preparado de véspera permite que a manhã seja mais tranquila, assumindo-se também como uma importante tarefa do dia anterior. É importante que a criança seja responsável por todo o seu material e que possa planear (com ajuda dos pais) com tempo aquilo que tem que levar para a escola e aquilo que quer levar (no caso do pré-escolar, deixar já escolhido o brinquedo que querem levar no dia seguinte para a escola por exemplo). Para além das mochilas, sacos e lanches preparados de véspera, também poupamos tempo ao deixar a roupa escolhida apenas à espera de ser vestida.

3.DAR PODER

A criação de uma tabela das tarefas pode ser muito útil: ajuda à definição de regras, tarefas e rotinas e permite dar poder e responsabilidade às crianças. Quando se sentem autónomas e mais livres, sentem-se capazes de se responsabilizarem, de cooperarem e de fazerem sozinhas as tarefas. Esta tabela pode ir de uma simples check list a um quadro feito por todos com imagens e desenhos. O cumprimento destas tarefas não tem recompensas nem avaliações.

4. BRINCAR E CONVERSAR

Brincar, usar o sentido de humor, ter calma e paciência, e saber ouvir são as melhores formas de mostrar interesse. Todas estas dicas, e outras que possamos ouvir, adquirem terreno fértil para uma relação positiva e segura com os nossos filhos. É nos momentos de brincadeira e partilha que se criam afectos, e mesmo que tenhamos pouco tempo existe sempre uma viagem de carro ou um momento mais tranquilo em que podemos brincar e partilhar com eles o nosso dia.

5. A HORA DO JANTAR

A hora do jantar é, em muitos casos, a melhor hora que os pais têm para partilhar com os filhos. Esta deve ser aproveitada para criar vínculo com eles. Este é o momento ideal para falarmos do nosso dia e para que eles partilhem o seu dia connosco. TPC’s  e tarefas mais exigentes devem ser feitas antes dessa hora para que o serão seja mesmo aproveitado. Para além disso, todo o momento de refeição é importante pois estamos a ensinar as crianças a estar à mesa, a apreciarem a comida, a não comer depressa ou devagar demais Se assim fizermos, dia-após-dia vamos aumentando o vínculo parental, o que se traduzirá num reforço relacional e num melhor ambiente familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *